Coreia do Norte promete ‘ofensiva sem misericórdia’

Publicado em 10.06.2009, às 00h10

A Coreia do Norte disse, nesta terça, que vai usar armas nucleares numa “ofensiva sem misericórdia” caso seja provocada. A retórica parece ter como objetivo dissuadir qualquer punição internacional por causa do recente teste nuclear norte-coreano.

“Nossa dissuasão nuclear será um forte meio de defensa… bem como uma ofensiva sem misericórdia será um ataque retaliatório àqueles que tocarem a dignidade e a soberania do país nem que seja um pouco”, dizia a agência Central Coreana de Notícias.

Parece ter sido a primeira vez que a Coreia do Norte se referiu ao seu arsenal nuclear como de natureza “ofensiva”. Pyongyang tem afirmado que seu programa de armas nucleares tem como objetivo apenas a defesa contra o que chama de tentativas dos Estados Unidos de invadir o país.

As tensões que emanam de Pyongyang começam a atingir os nascentes laços empresariais com o vizinho ao sul. Uma empresa de Seul tornou-se a primeira companhia sul-coreana a anunciar, ontem, que estava deixando o complexo industrial da cidade norte-coreana de Kaesong, na fronteira entre os dois países.

Advertisements

No Responses to “Coreia do Norte promete ‘ofensiva sem misericórdia’”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: