OMS registra 3.440 pessoas com gripe suína; Brasil confirma 6 casos

da Folha Online

O número de pessoas infectadas com a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1) subiu para 3.440 em 29 países, segundo o mais recente balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde). O relatório inclui os seis casos da doença registrados no Brasil, incluindo a primeira contaminação dentro do país.

Pela primeira vez, os Estados Unidos lideram a lista de países mais afetados pela doença com 1.639 casos, quase o dobro de pacientes em relação ao balanço anterior. Os EUA registram ainda duas mortes, um bebê mexicano e uma mulher, ambos no Texas.

O México, país considerado o epicentro da doença, registra 1.364 casos da doença e 45 mortos.

O Canadá continua o terceiro país mais afetado pelo vírus A (H1N1), com 242 casos confirmados em laboratório e uma morte –uma mulher da Província de Alberta.

Segundo os dados confirmados pela rede de laboratórios da OMS, há ainda casos de gripe suína na Alemanha (11) Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), China (Hong Kong, 1), Colômbia (1), Coreia do Sul (3) Costa Rica (1), Dinamarca (1), e Espanha (88).

Também há casos em El Salvador (2), França (12), Reino Unido (34), Guatemala (1), Holanda (3), Irlanda (1), Israel (7), Itália (6), Japão (3), Nova Zelândia (5), Panamá (2), Polônia (1), Portugal (1), Suécia (1), Suíça (1).

A OMS mantém o alerta para que as pessoas com sintomas da gripe adiem viagens e para os turistas que voltarem de países com grande número de casos que procurem o médico se sentirem qualquer sintoma. a organização, contudo, não recomenda restrições impostas pelo governo de viagens.

Brasil

O número de casos confirmados de gripe suína no Brasil subiu nesta sexta-feira para seis.

Uma das transmissões da doença ocorreu dentro do país, mais especificamente no Rio de Janeiro. Trata-se de um homem de 29 anos, amigo do paciente de 21 anos ainda internado e que já teve o diagnóstico confirmado para a doença.

Ambos tiveram contato no último domingo (3) e são os únicos que permanecem internados. Eles devem ficar no hospital universitário Clementino Fraga Filho, ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por dez dias –tempo que dura o ciclo do vírus. O Ministério da Saúde informou que monitora 108 pessoas que tiveram contato com os dois pacientes.

Outro caso confirmado hoje é de uma criança de 7 anos que passou férias na Flórida (EUA), ficou internada desde segunda-feira (4) no Hospital Infantil de Florianópolis (SC), e já teve alta.

Três pessoas, que tiveram o diagnóstico de gripe suína confirmados na quinta-feira (7), já tiveram alta médica. Dois deles são de São Paulo e outro, de Minas.

Advertisements

No Responses to “OMS registra 3.440 pessoas com gripe suína; Brasil confirma 6 casos”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: