Médicos alertam para cuidados com a tireoide

Publicada em 27/04/2009 às 14h41m

O Globo

RIO – Ela pesa de 15g a 30g, fica perto do gogó em frente à traqueia e tem o formato de escudo ou borboleta. Apesar de pequena em relação a outras partes do corpo, a glândula tireoide é essencial para o funcionamento de órgãos vitais, como cérebro, coração, fígado e rins, como mostra reportagem de Antônio Marinho no jornal O Globo. Mas nem sempre recebe a devida importância na consulta clínica.

Queixas de coração acelerado, irritação, ansiedade, perda de apetite ou excesso de peso, queda de cabelo, fraqueza muscular e das unhas, por exemplo, podem ter origem no mau funcionamento da tireoide. A importância do exame da glândula é um dos temas do XIII Congresso Latino-Americano de Tireoide, que começa nesta sexta-feira em Gramado (RS). Médicos criticam ainda fórmulas emagrecedoras manipuladas e vendidas sem controle. Elas contêm hormônios tireoidianos que causam sérios danos.

Muitas dessas fórmulas, às vezes sem conhecimento do próprio paciente, levam hormônios tireoidianos que são maléficos. Inexiste indicação de usar o hormônio tireoidiano para tratar obesidade (M. Vaisman)


A principal função da glândula é produzir e armazenar hormônios (T3, triiodotironina, e T4, tiroxina). Eles têm importância para a regulação do ciclo menstrual, a fertilidade, a memória, a concentração e o humor. Quando a glândula se torna muito ativa, ocorre o hipertireoidismo. Se produz hormônio em quantidade insuficiente, há o hipo. Cada uma dessas alterações tem sintomas distintos, com efeitos nocivos. Daí o perigo de consumir fórmulas para emagrecer.

– Muitas dessas fórmulas, às vezes sem conhecimento do próprio paciente, levam hormônios tireoidianos que são maléficos. Inexiste indicação de usar o hormônio tireoidiano para tratar obesidade. Ele deve ser indicado no hipotireoidismo – alerta Mario Vaisman, professor titular da UFRJ e membro de corpo editorial da revista “Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia”.

Advertisements

No Responses to “Médicos alertam para cuidados com a tireoide”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: