Homem é internado na BA com sintomas de gripe suína; Brasil monitora outras 11 pessoas

Colaboração para a Folha Online

Um homem de 40 anos vindo de Miami (Estados Unidos) foi internado segunda-feira (27) em um hospital em Salvador (BA) com sintomas de gripe suína. Reclamando de dores no corpo, com tosse e febre alta, o paciente deu entrada no hospital Otávio Mangabeira logo após desembarcar na capital baiana e continua em observação nesta terça.

A mulher do paciente, que esteve com ele durante a viagem, não apresentou sintomas e por isso não foi internada, conforme a Secretaria de Saúde da Bahia.

Este é o 12º caso de suspeita de gripe suína registrado no país até agora. Na segunda, o Ministério da Saúde divulgou nota informando que acompanha o estado de saúde de outras 11 pessoas que vieram dos países afetados pela doença com sintomas suspeitos. De acordo com o órgão, no entanto, nenhum caso havia sido confirmado até a noite de ontem.
Paulo Whitaker/Reuters
Com receio da gripe suína, Ximena de la Parra Parreros e o noivo aguardam a mãe dela, no aeroporto internacional de São Paulo
Com receio da gripe suína, Ximena de la Parra Parreros e o noivo aguardam a mãe dela, no aeroporto internacional de São Paulo

Segundo o ministério, três casos estão sendo investigados em Minas, dois no Rio, dois no Amazonas, outros dois no Rio Grande do Norte, um em São Paulo e o último no Pará. As pessoas estão sendo monitoradas pelas respectivas secretarias estaduais de Saúde.

Nesta terça-feira, o gabinete de acompanhamento da gripe suína, formada por técnicos dos ministérios da Saúde e da Agricultura e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), irá se reunir ao longo do dia para avaliar a situação.

No Brasil, desembarcam diariamente cerca de 7.000 passageiros provenientes de México, Estados Unidos e Canadá. São 19 voos diretos dos EUA para Cumbica (SP), dois para o Galeão (RJ), dois para Manaus (AM), um para Salvador (BA) e um para Fortaleza (CE) e outros dois voos diretos do México para São Paulo.

Prevenção

Segundo a Anvisa, foram enviados 20 mil folhetos educativos sobre a doença para o aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ) e outros 20 mil para Confins (MG) e 20 mil para Salvador.

Os folhetos, em português, espanhol e inglês, listam os sintomas da doença e orientam as pessoas que chegaram do México, Estados Unidos ou Canadá a procurarem o hospital. Ao todo, serão feitos 1 milhão de panfletos.

Além disso, estão sendo vinculados avisos sonoros nos três aeroportos e em Salvador, Fortaleza e Recife alertando sobre a doença e os aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros.

O Ministério da Saúde informou ainda que, nesta segunda-feira, atendentes do Disque Saúde –que funciona no número 0800-61-1997– foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Alerta internacional

Só na segunda-feira, o surto no México se agravou –mais de 1.600 pessoas foram atingidas pela doença e as mortes suspeitas chegaram a 149–; os casos nos EUA dobraram e chegaram a 40; o Canadá confirmou sete casos; e houve, pela primeira vez, casos em um outro continente, a Europa: um caso na Espanha e dois na Escócia.

No total, 11 países –Colômbia, Suíça, Dinamarca, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Suécia, Hong Kong, França, Peru e Alemanha– investigam casos de suspeita de gripe suína, sempre envolvendo passageiros que estavam em trânsito no México ou pessoas que tiveram contato direto com esses passageiros.

Advertisements

No Responses to “Homem é internado na BA com sintomas de gripe suína; Brasil monitora outras 11 pessoas”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: